02 jun Como importar para revender no Mercado Livre
Importar e revender no Mercado Livre é possível, é legal e pode ser bem lucrativo também. Muitos empreendedores têm receio de importar por não possuírem uma loja física. Ou então pensam que é preciso ter aquela mega loja virtual com 100 itens ou mais… porém, tem muito importador por aí que está importando e revendendo no Mercado Livre.
Como em qualquer caso de importação empresarial, você precisará ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, talvez, um cadastro no Radar/Siscomex. Não estamos falando aqui de importação pessoa física, mas sim pessoa jurídica.
Caso importe menos de 3 mil dólares, você não necessita do cadastro no Radar/Siscomex, porém o CNPJ, é necessário. E você pode realizar a importação como um Microempreendedor Individual (MEI).
É necessário o CNPJ para legalizar a importação e poder revender
Além de ser algo legal, com o MEI você consegue realizar o cadastro no Radar/Siscomex. Principalmente, na modalidade expressa, que é voltada mais para pequenos empresários.
Como já dito, mesmo sendo MEI, para importações maiores que 3 mil dólares, é necessário a habilitação e, também, a contratação do despachante aduaneiro. Importar como MEI tem as mesas regras de uma importação qualquer.
Caso você ainda esteja perdido, a habilitação no Radar/Siscomex que eu digo nada mais é que uma habilitação do CNPJ, no sistema da Receita Federal, o Sistema de Comércio Exterior (Siscomex). Sem essa habilitação não é possível realizar importações acima de 3 mil dólares.
Como nosso país é burocrático, apesar de uma importação como MEI, o processo não é tão simples assim, ou seja, não terá benefícios. Na realidade, o intuito principal da criação da MEI é formalizar os pequenos negócios existentes no Brasil.
O Produto
Se já estiver tudo certo com a sua empresa, o próximo passo é definir o tipo de produto e analisar se terá lucro com o seu projeto. Indicamos duas formas para escolha de ramo ou produto. A primeira forma é observando com o que você gosta de trabalhar, com o que já trabalhou ou o que saberá vender.
A outra é observando as oportunidades. Olhar para o seu mercado de trabalho e observar quais as oportunidades. Dentro destas oportunidades existem a de curto e longo prazo. Ou seja, com lucro rápido ou mais longo.
Depois de observar as oportunidades, indicamos escolher as de médio a longo prazo, para você continuar trabalhando daqui 5, 10 ou até 20 anos. Pense sempre em empreender para o futuro. De acordo com a sua escolha de prazo, o tipo de produto provavelmente será diferente.
Caso esteja pensando em importar produtos de grandes marcas, isso pode não ser uma boa ideia. Isso porque a margem será pequena e a competitividade será alta. Talvez seja mais fácil vender, pois a marca tem um marketing muito bom e eficiente, mas, na maioria as vezes, o lucro é tão baixo, que não compensa. Procure importar com as marcas chinesas mesmo ou então (e melhor ainda) importe com a sua marca. Assim, você consegue consolidar o nome da sua empresa. É difícil, mas é totalmente possível e mais rentável a longo prazo. Temos a experiência necessária para ajudar nesse processo.
Não existe um valor fixo para começar a importar. Isso dependerá do tipo de importação, produtos, quantidade a ser importada. Mas vale lembrar que é um investimento alto.
Importando
Após tudo isso, tendo uma empresa legalizada, o produto e o capital, resta encontrar os fornecedores mais adequados para a sua importação. Não existe uma lista padrão com todos os fornecedores confiáveis. Mas existem algumas opções para encontra-los. Participando de feiras de negócios, voltadas para importação, viajando para o país ou até mesmo, procurando na internet. Escolha a maneira que mais se adapta ao seu tipo de importação. Porém, nunca se esqueça, que encontrar fornecedores cofiáveis requer um tempo, em qualquer tipo de situação.
Resumindo
É totalmente possível e legal importar da China e revender em sites como o Mercado Livre. Porém, é necessário fazer isso dentro das leis. Importar como pessoa física e revender é proibido.
Então, caso deseje importar menos do que 3 mil dólares, basta tem um CNPJ, que pode ser até mesmo uma MEI, para importar. Caso seu projeto seja maior do que este valor, será necessário realizar a habilitação no Radar/Siscomex.
Basicamente, importar para revender no Mercado Livre, funciona como qualquer outra importação empresarial, como as mesas regras, impostos e burocracias. O que difere é o local de venda.
Consulte a TDG Logística. Teremos prazer em ajudá-lo.