01 jul Terceirização do Comércio Exterior em sua Empresa
Neste momento a terceirização pode ser uma boa saída para redução de custos e busca pela qualidade nos processos internos.
O comércio exterior exige habilidades específicas, como o conhecimento de idiomas, das alterações de câmbio e da legislação aduaneira vigente. Ambos são fundamentais para que a empresa realize negociações mais vantajosas, se beneficie de Regimes Aduaneiros Especiais e evite prejuízos fiscais e financeiros.
Para tanto, é cada vez mais frequente a terceirização do comércio exterior.
No comércio exterior é comum encontrar empresas que terceirizam seus departamentos de importação e exportação, tanto no setor comercial quanto no operacional, haja vista as particularidades envolvidas nas negociações internacionais e na gestão operacional dos processos:
- Confecção de documentos
- Despacho aduaneiro
- Cálculos de impostos
- Contratação de frete internacional
- Negociação com clientes e fornecedores
- Prospecção de novos mercados
- Busca de parceiros internacionais, entre outras, são atividades rotineiras desempenhadas por profissionais do comércio exterior e que muitas companhias preferem terceirizar.
Mas por que terceirização?
Há um modelo de gestão utilizado em períodos de crise chamado de “Downsize”, que significa em português redução de custo. É quando a empresa precisa rever seus processos internos em busca de economia e melhorias.
As principais características do Downsize é a rapidez na tomada de decisão, comunicação verticalizada e menos distorcida, redução da burocracia e aumento da produtividade.
Neste momento a empresa pode repensar a respeito da terceirização. As atividades de importação e exportação podem ser terceirizadas e a empresa pode considerar estratégico se dedicar a produzir seu produto e atender o cliente da melhor maneira, deixando outras atividades terceirizadas a parceiros.
Busca pela qualidade
Uma boa assessoria aduaneira oferecerá experiência, rapidez, agilidade e sobretudo segurança nas informações. Atualmente há a preocupação com o compliance — observando a legislação, normas e padrões de qualidade dos fornecedores — além dos prazos estipulados.
Além disso, contar com uma empresa especialista em comércio exterior é eficiente, pois terá o conhecimento e experiência necessária para executar os trabalhos e ainda a agilidade para resolver os problemas que surgirão.
As atividades de importação e exportação exigem conhecimentos singulares para a obtenção de resultados bem-sucedidos. Afinal, as burocracias da sua dinâmica são um tanto complexas, e é preciso conhecer outros idiomas, bem como a legislação aduaneira e cambial atualizada.
Por esse motivo, a terceirização do setor de comércio exterior vem somar forças à inteligência empresarial do negócio. Qualidade que será percebida pelo cliente.
Conte conosco para terceirizar o comércio exterior de sua empresa.
Escrito por Prof. Maria Helena – Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Especialista em Logística pela Faculdade Cenecista de Joinville (2016). Bacharel em Comércio Exterior pela Universidade da Região de Joinville (2013)