Comercializamos teca birmanesa premium
em pranchas ou em ripas para deck de iates

A Nobreza da Madeira de Teca

A madeira de Teca, como é conhecida no Brasil, cujo nome científico é Tectona grandis, é considerada pelos marinheiros a madeira nobre mais valiosa e versátil do mundo. A rara beleza da teca, seu rico brilho marrom dourado, grãos decorativos e propriedades únicas de resistência, estabilidade e resistência ao desgaste tornaram-na a madeira mais procurada para uso marítimo. Existem muitos usos para a teca e poucos substitutos.

A Importância da Teca na Construção Naval

A Teca é um pilar da indústria da construção naval e tem sido usada em porta-aviões, veleiros graciosos de mastro alto, navios de cruzeiro requintados, iates refinados, botes e em barcos de trabalho robustos. Durante séculos, os decks de teca têm sido o modelo de excelência, mas poucas pessoas conhecem todos os benefícios e aplicações notáveis ​​desta madeira única.

Vantagens dos Decks de Teca

Os decks de embarcações construídos nos mais renomados estaleiros mundo afora são construídos com Teca, pois é a única madeira que pode suportar as mudanças drásticas da água do mar e do sol escaldante e não racha ou deforma.

Resistência da Teca ao Contato com a Água

A maioria das madeiras, quando em contato com a água, racha facilmente. A teca, por causa dos óleos naturais, tem um coeficiente de expansão e contração muito baixo, por isso permanece estável mesmo sob meses de sol quente ou submersa nas águas do oceano.

 

A Propriedade da Sílica na Teca

A teca possui alto teor de sílica. A sílica é a areia que dá tração a quem caminha sobre um deck de teca molhado. Em um ambiente marinho, os metais corroem facilmente, tornando a madeira em contato com o metal preta com oxidação, mas não com a teca em virtude de seus óleos naturais.

 

Durabilidade e Estética Natural

A teca não precisa de tinta ou verniz e com o tempo desenvolverá uma pátina cinza prateada. Fortes tempestades de neve no inverno, chuvas de monções, calor tropical e até mesmo as condições escaldantes e secas dos desertos não diminuem a resistência da madeira.

 

Resistência a Pragas e Apodrecimento

A teca possui resinas naturais chamadas tecno quininas que repelem naturalmente cupins, brocas marinhas e resistem ao apodrecimento.

 

Facilidade de Trabalho com a Teca

A teca é uma madeira relativamente fácil de usinar ou trabalhar com ferramentas manuais. Artesãos e escultores reverenciam seus atributos. Não existe outra madeira ou material sintético que tenha a versatilidade da teca.

A Preciosidade da Teca no Mundo

Distribuição, Conservação e Extração Sustentável

A teca é um recurso precioso. Apenas quatro países no mundo, Birmânia (Myanmar), Tailândia, Laos e Índia, possuem florestas naturais de teca. A Tailândia já teve 100 milhões de rai (3,25 rai = um acre) de florestas naturais de teca, mas estes foram significativamente reduzidos para alguns milhares de rai.

A derrubada de árvores de teca na Tailândia foi proibida em 1982. As florestas de teca são rigorosamente controladas devido à sua enorme importância monetária e ecológica para a nação. A teca é provavelmente a espécie comercial mais protegida do mundo. Os elefantes ainda são amplamente utilizados para extrair teca devido ao seu baixo impacto no meio ambiente. Os elefantes causam muito menos danos às florestas do que escavadeiras pesadas e outros equipamentos madeireiros.

A Birmânia (Myanmar) exporta 80% da oferta mundial de teca natural. A teca não é uma espécie de floresta tropical. Cresce esparsamente em florestas decíduas erradas. No seu ambiente natural existem apenas 1 a 5 árvores por acre nas melhores áreas de cultivo, mas Mianmar distribuiu plantações em 1856 com a ajuda de alguns silvicultores visionários que perceberam a necessidade de valorizar esses recursos renováveis ​​de produção sustentada para as gerações futuro. As sementes de teca da Birmânia foram utilizadas para iniciar plantações na África e na América Central. Muitas empresas estão ansiosas por investir em plantações de teca porque os retornos potenciais são enormes.

A Incomparável Qualidade da Teca de Myanmar

Superioridade, Substitutos Ineficazes e Importância na Construção Naval

A teca de outras regiões do mundo não se compara à verdadeira teca da Birmânia (Myanmar). Condições climáticas variáveis, topografia, tipo de solo, drenagem, elevação, precipitação, duração da estação seca, falta de técnicas de silvicultura adequadas e gestão profissional resultam em grandes diferenças em qualidade, dureza, textura e coloração muito inferiores à teca cultivada na Birmânia. Embora a madeira de plantação seja adequada para pisos de parquet, móveis de jardim e outras pequenas molduras, geralmente não é adequada para uso marítimo.

Devido ao alto preço da teca, muitos estaleiros tentaram substitui-la por carvalho, freixo, bordo, mogno ou cereja. Dado que a teca é um produto tão caro, outros tentaram promover e substituir por espécies como Iroko ou Afromosia como “Teca Africana”. Estas madeiras podem ser adequadas para diversas aplicações, mas apenas a teca, Tectona grandis, é indispensável em toda e qualquer aplicação num barco. Muitos desses construtores de barcos voltaram à teca para evitar reclamações dos clientes e simplesmente pela beleza e pela confiabilidade da teca.

Enquanto os navios navegarem, a teca genuína de Myanmar será parte integrante da construção naval.

WhatsApp chat